Temporada 04: Episódio #03

Mulheres negras no mercado da moda

Mulheres negras no mercado da moda

O rosto da moda é branco? A história da moda, sabemos, é um reflexo da história da própria sociedade. E, portanto, a segregação e o racismo fazem parte desse universo. Mas onde há sujeição — também sabemos —, há resistência.

O ano era 1966. E as bancas do Reino Unido recebiam uma revista que entraria para a história da moda. A capa daquela edição era diferente de tudo o que havia sido feito até o momento: a americana Donyale Luna foi a primeira modelo negra a estampar a capa da Vogue no mundo.

Passados 57 anos, o mercado da moda continua sendo um espaço que privilegia pessoas brancas porque ainda reproduz a lógica do racismo estrutural. Nesse contexto, como está esse mercado para as mulheres negras? Esse é o tema do terceiro episódio do V.Talks, o podcast da Vicunha!

Para conversar com a gente, convidamos a engenheira e designer baiana Mônica Sampaio, criadora da brand Santa Resistência, que hoje faz parte do line-up oficial da SPFW, e fundadora do primeiro coletivo de moda afro do Rio de Janeiro, o Fabrikafro. “Eu sou movida à paixão. Fui uma pioneira como engenheira [...], depois fui para o Exército”, conta. Uma trajetória incomum, sem dúvida. Mas como ela migrou do Exército para a moda? “Foi paixão mesmo”, reafirma. “A moda sempre esteve comigo”.

Mônica conta também que sempre foi a pessoa de quem todos queriam saber onde comprava as roupas, tão diferentes e coloridas. “Eram desenhadas por mim”, confessa. E quando a questão é racismo, a diretora criativa da Santa Resistência não foge ao debate: “Não tenho como fugir das questões raciais”, afirma. “Porque todo dia acordo na minha pele negra”. Mais um papo fundamental e imperdível para você. Vamos conhecer juntos essa história inspiradora?

Lembrando que os novos episódios do V.Talks serão publicados quinzenalmente, às terças, e estarão disponíveis nas principais plataformas de áudio. Escolha a sua e ouça já!

Aproveite também para nos seguir no Instagram (@vicunhabrasil) e conhecer nosso canal no YouTube. A apresentação desse episódio é da nossa especialista de tendências Lola Botti, coolhunter da Vicunha. 😊

Radar V.Talks

Conheça mais sobre o tema com as indicações do episódio.

  • Documentário “Martin Luther King: um Homem Marcado” (Canal Curta)
  • Largo de São Francisco da Prainha (também conhecido como “Pequena África”, centro do Rio de Janeiro)

Ouça agora mesmo em sua
plataforma de áudio favorita!

ACOMPANHE @VicunhaBrasil no Instagram ACOMPANHE @VicunhaBrasil no Instagram

Escreva para
a gente!

O V.Talks tem o objetivo de promover debates relevantes à moda, à indústria e a todos os amantes do mundo do jeans! E para construir debates relevantes, a gente também quer saber o que você está achando e o que deseja colaborar para essa discussão! Então, vem com a gente!

Escreva para a gente por meio de nossa caixa de e-mail ou mande uma DM no Instagram da Vicunha Brasil! Nos conte o que está achando, mande sugestões e puxe uma conversa, esse espaço é seu!

Sobre a Vicunha

Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 50 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear, para que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity.