2022 – Ano de recordes e superação

Os últimos dois anos trouxeram grandes desafios para o mundo e exigiram novas posturas por parte da sociedade e da indústria. A Vicunha, como a maior têxtil de jeanswear da América Latina e uma das três maiores do mundo, participou ativamente deste processo evolutivo. Superamos momentos difíceis da pandemia com empatia e resiliência, nos tornando ainda mais fortes para nos reinventar, reestruturar e voltar a crescer.

Nossa gente em primeiro lugar

Neste cenário de transformações por conta da pandemia da Covid-19, acompanhamos à risca o nosso protocolo para preservar a saúde e a segurança da nossa gente e tomamos todas as medidas necessárias olhando para o bem-estar das pessoas e para a sustentabilidade do nosso negócio. Por isso, fortalecemos o ‘Pra Ser’, nosso programa de saúde, segurança e qualidade de vida, e criamos o “Pra Ser Humano”, com a oferta de atendimento psicológico e social exclusivo aos nossos funcionários, premissas inegociáveis para o nosso negócio. Todo esse nosso cuidado nos possibilitou retornar às atividades em 2021 com capacidade total das nossas fábricas.

Excelência em gestão

Aceleramos o processo de evolução da nossa governança, com foco em excelência operacional e consolidação de um modelo de gestão profissionalizado. Após exitosas passagens em outras grandes empresas dos setores têxtil e químico, Marcos De Marchi assumiu a posição principal da empresa para promover um novo ciclo de aceleração de crescimento, melhorar os resultados e fortificar a imagem e a presença da Vicunha na América Latina, Europa e Ásia. Além disso, consolidamos nosso comitê diretivo com a entrada de Pedro Teixeira, como CFO, e Dawid Wajs, como diretor de matéria-prima.

Expansão além do Brasil

O fortalecimento de nosso corpo administrativo, bem como todas as demais mudanças que promovemos na empresa nos últimos anos, levou a Vicunha a um novo patamar de negócios, ainda mais sólido.

Em 2021, aumentamos a presença internacional, chegando a representar 50% das nossas vendas totais no ano, especialmente em países da América Latina, como Argentina, Equador, Colômbia, Peru e México e, também, na Europa. Isso representou um marco na história da Vicunha, que demonstrou mais uma vez o seu modelo de negócio resiliente e flexível para se adaptar ao mercado, diversificando riscos e capturando.

Neste contexto, em um ano repleto de incertezas em função da deterioração econômica mundial causada pelos efeitos da pandemia, a companhia manteve sua estratégia com as fábricas operando em plena capacidade, atendendo e aumentando a participação no mercado brasileiro e fortalecendo a sua presença internacional.

Como resultado desta estratégia, no ano de 2021 a companhia registrou recordes históricos em todos os seus indicadores financeiros, com destaque para a maior Receita Líquida, EBITDA e uma redução expressiva no endividamento e alavancagem, conforme demonstrado no quadro abaixo:



Em 2022, temos projetos de expansão e de inovação fabril engatilhados para acelerar ainda mais o nosso crescimento como referência global em soluções jeanswear. Dentre eles, destacamos a V.Laundry, um centro de inovação e excelência em lavanderia, onde oferecemos uma experiência personalizada, como a criação de peças únicas e coleções exclusivas, além do compartilhamento de nosso conhecimento e expertise com clientes, parceiros e entusiastas da moda.

Sustentabilidade: nosso principal pilar

Permanecemos fiéis ao nosso compromisso com a sustentabilidade e estamos focados em investir em diferentes projetos que proporcionem a redução contínua dos impactos das nossas atividades no meio ambiente. Por isso, buscamos e investimos, constantemente, em novas tecnologias e processos industriais para atingir esse objetivo.

Algumas iniciativas que tomamos na nossa rotina de produção que comprovam nosso compromisso global com o meio ambiente e a sustentabilidade:

  • Reciclagem de resíduos do processo de produção transformando-os novamente em fio de algodão;
  • Aplicação de tecnologias que possibilitam um menor consumo de água, energia e químicos na linha de produção;
  • Pioneirismo no uso de casca de castanha de caju como combustível para geração de vapor;
  • Conversão do resíduo final do processo de fiação em combustível para alimentar as caldeiras;
  • Criação do primeiro denim do Brasil com 100% de matéria-prima reciclada;
  • O projeto Pegada Hídrica Vicunha: medimos, pela primeira vez no país, o impacto hídrico no ciclo de vida de uma calça jeans, do plantio do algodão ao consumidor final;
  • Adesão ao Pacto Global da ONU nos comprometendo com dois ODS;
  • Somos a primeira têxtil a integrar o projeto de rastreabilidade do algodão SouABR;
  • Por meio de projetos como o Pescar, apoiamos e incentivamos a educação e ações sociais nas comunidades do entorno e capacitamos jovens em situações de vulnerabilidade social.


Com olhar para o futuro, valorização da nossa gente e foco constante na sustentabilidade do nosso negócio, enxergamos um imenso potencial para a Vicunha de capturar mais valor em nosso mercado e impactar positivamente a sociedade. Assim, celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, assumimos o propósito de estimular a cultura do Jeanswear com toda a sua funcionalidade, diversidade e beleza para permitir que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity.


Sobre a Vicunha

Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 50 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e sarja. Além de produtos inovadores, a empresa também é reconhecida pela sua atuação ética e transparente, fundamentada no respeito ao meio ambiente e à pluralidade de estilos, que estimula cada pessoa a expressar sua jeansidentity. Recentemente, aderiu ao Pacto Global da ONU, comprometendo-se com duas ODS, e tornou-se a primeira têxtil a integrar o projeto SouABR, de rastreabilidade do algodão.

Imprensa: vicunha@inpresspni.com.br

Confira nossas demonstrações financeiras:

2018

2019

2020

2021