07/07/2020 - Vicunha

Retomada gradual das atividades da Vicunha no Brasil

Em decorrência do retorno progressivo de setores da economia, como o varejo, reavaliamos as perspectivas do mercado para ajustar o ritmo da nossa retomada. Com base nesta análise, tomamos algumas medidas pautadas na recuperação do nosso negócio de forma sustentável, dando continuidade à volta das nossas atividades operacionais e administrativas de forma gradual e programada.

A decisão da empresa está baseada em recomendações de autoridades de saúde e governamentais frente à retomada progressiva da economia no país, considerando sempre medidas para preservar a saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários.

Respeitando o Protocolo de Prevenção e Contingência à Covid-19, a programação da retomada das atividades presenciais está sendo coordenada para todas as áreas da empresa, por meio de uma avaliação cuidadosa dos gestores.

Confira abaixo as medidas definidas para as unidades da Vicunha no Brasil:

São Paulo

No estado paulista, o plano de retomada da economia do Governo Estadual, publicado há cerca de um mês, prevê uma reabertura parcial de diversos setores, como comércio de rua, escritórios e shoppings, em regiões como a capital.

Mais de um mês após a divulgação do plano pelo Governo, reavaliamos de forma cautelosa a reativação também das nossas atividades. Coordenado de forma faseada, de acordo com a programação feita pelas respectivas lideranças, o retorno prevê uma retomada praticamente integral do contingente até 10 de agosto. Essas medidas estão sincronizadas com o fim da redução da jornada de trabalho, que ocorre a partir de 9 de julho.

Funcionários que se enquadrarem no perfil do grupo de risco seguirão trabalhando remotamente em home office.

É importante ressaltar que, mesmo com a retoma das atividades presenciais, a atuação de nossos funcionários ocorrerá, sempre que possível, baseada em regime de revezamento e home office, em alinhamento aos gestores diretos em cada setor.

Com o retorno das nossas funções presenciais em São Paulo, temos como objetivo continuar gerando valor para a Vicunha, com a integração das atividades administrativas e comerciais, de modo a darmos apoio às nossas operações no país e seguirmos atendendo clientes e outros públicos da empresa com excelência.

No escritório, o expediente terá jornada reduzida, com horário das atividades das 10h às 16h. Para funcionários que trabalham remotamente, o horário de trabalho é integral, com a possibilidade de realização de jornada flexível, sempre em alinhamento ao gestor imediato.

Guarulhos

A normalização das atividades na unidade de Guarulhos foi realizada em 6 de julho. Com isso, a empresa prepara a retomada de sua capacidade logística, reestabelecendo integralmente as tarefas de expedição, faturamento, pilotagem e costura na unidade.

Unidades fabris

Com o objetivo de atender às demandas do nosso mercado de maneira programada e responsável, as operações fabris e administrativas voltarão de forma escalonada neste mês. Com o fim da suspensão de contratos e da redução da jornada de trabalho no início de julho, os funcionários retornam às condições normalizadas de trabalho.

Funcionários que se enquadrarem dentro do perfil do grupo de risco ficarão de fora desta programação de retorno.

Nas fábricas, o horário de trabalho será normalizado em todos os turnos.  Veja abaixo o cronograma de retomada:

  • Natal: retomada praticamente integral das atividades operacionais em 6 de julho.
  • Maracanaú: retorno praticamente integral das atividades operacionais até 10 de julho. 
  • Pacajus: volta escalonada das atividades em 6 de julho com retomada praticamente integral do efetivo até 15 de julho.

Atividades administrativas: parte dessas funções retornam presencialmente de forma escalonada em cada unidade até as datas previstas acima, com o objetivo de dar suporte às atividades industriais.

Trabalho remoto: funcionários que estiverem aptos a continuar trabalhando remotamente seguem em esquema de home office, ou revezamento, caso seja identificada a necessidade, conforme alinhamento com as respectivas lideranças.

Os estagiários poderão retornar às suas funções presenciais. Aqueles que estiverem aptos ao home office poderão trabalhar em casa, desde que haja o devido alinhamento com seu gestor direto. Já os aprendizes só deverão retornar às atividades após autorização formal das instituições de ensino.

Lembramos novamente que todas as hipóteses de retorno ou não ao trabalho presencial serão sempre alinhadas previamente com a respectiva liderança da área.

Retorno cauteloso e responsável

Desde o início da pandemia, sempre colocamos a saúde e a segurança das pessoas em primeiro lugar. Com o nosso retorno às atividades presenciais, estamos tomando uma série de medidas com foco em prevenção para o bem-estar das pessoas.

Antes de os funcionários retornarem, nossa equipe médica especializada analisará o perfil de cada pessoa, de modo a garantir que apenas colaboradores aptos, e fora do grupo de risco, realizem suas funções presencialmente.

Também estamos tomando medidas de higiene reforçadas nas dependências da empresa e implementando sinalizações de prevenção. Além disso, disponibilizaremos a todos os funcionários máscaras e um manual para ajudar no dia a dia de trabalho.

Seguimos atentos e sensíveis às recomendações dos órgãos de saúde e governamentais sobre a retomada das atividades presenciais em cada região do país, agindo com cautela, responsabilidade e em respeito ao nosso Protocolo de Prevenção e Contingência ao Covid-19.

Agradecemos mais uma vez pela compreensão e colaboração. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio deste formulário!

Seguimos trabalhando com propósito para manter a sustentabilidade dos negócios e do setor com olhar no futuro.

Vamos juntos superar este momento!